segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O ESTADO DAS TERMAS - NÓS AVISÁMOS…

No primeiro post deste blogue, abordando a principal fonte de receitas do nosso concelho – as Termas de S. Pedro do Sul – chamámos à atenção para o facto do modelo de gestão e exploração preconizado pela equipa liderada pelo Dr. António Carlos Ferreira Rodrigues de Figueiredo estar ultrapassado e esgotado.


Defendemos então que «manter o termalismo terapêutico é importante, mas o determinante é apostar num TERMALISMO DE BEM-ESTAR e de MANUTENÇÃO FÍSICA. Não podemos ser ultrapassados pelo progresso!».


Infelizmente para nós e felizmente para os munícipes do concelho da Covilhã, o executivo camarário desta cidade anda atento às necessidades dos (novos) utentes das termas e conseguiu criar as condições para que um grupo hoteleiro ali investisse 15 milhões de euros!

Vou repetir: 15 milhões de euros investidos por privados. Dito de outro modo, riqueza no concelho criada por privados, sem saques aos cofres do município.
Qual o montante de investimento privado que o Dr. António Carlos Ferreira Rodrigues de Figueiredo conseguiu captar para o nosso concelho nos seus vários mandatos? Zero. Os últimos investimentos feitos nas Termas foram suportados pelo município, pois nem capacidade de os candidatar a fundos comunitários teve.

Inserido no Hotel no H2otel, em Unhais da Serra, na Covilhã, o grupo de hotéis Natura IMB, criou o Aquadome, o primeiro parque termo-lúdico do país com circuito de piscinas para lazer e bem-estar: mil metros quadrados de área com quedas de água, câmaras de banhos e lagoas hidrodinâmicas onde se pode nadar por fora do edifício.

Uma perfeita conjugação de áreas de lazer com áreas de instalações termais, destinadas a tratamentos clínicos. Um investimento óbvio!

Fôssemos liderados por uma equipa com visão, determinação e capacidade de captação de investimento privado e a notícia poderia ter o seguinte título: S. PEDRO DO SUL - O PRIMEIRO PARQUE TERMO-LÚDICO DO PAÍS. Não tenhamos dúvidas disso! Se um investimento destes foi para a Covilhã, qual não seria o que viria para S. Pedro do Sul se tívessemos um líder capaz!
Como quem nos lidera é o Dr. António Carlos Ferreira Rodrigues de Figueiredo, as notícias sobre S. Pedro do Sul versam sobre a vontade de esbofetear professores universitários ou sobre as detenções por posse e/ou tráfico de drogas no Festival Andanças. Entretanto, os investimentos seguem rumo para outras paragens.
Até quando vamos ter de viver com os resultados das vistas curtas da equipa da equipa do Dr. António Carlos Ferreira Rodrigues de Figueiredo?

5 comentários:

  1. O Tó não quer investimentos privados. Como é que dava empregos precários aos eleitores a troco de votos? Ah pois é.

    ResponderEliminar
  2. Falso. Há um investimento de peso em curso, vão acabar aquela coisa que começaram a construir há 4 anos, junto ao Pavilhão Municipal.
    Chamo-lhe "coisa" porque na realidade não sei do que se trata.
    Pelo menos já lá anda um funcionário há 3 dias a tapar os buracos.

    ResponderEliminar
  3. Vistas curtas!? O homem é completamente cego. Aliás, as escolhas para o executivo camarário assim o dizem. Nova desgraça. Dizem que o Adriano renunciará logo depois das eleições, para dar lugar ao Barbas. Sempre é menos um no desemprego!

    ResponderEliminar
  4. é vergonhoso o que se passa no PSD, forçarem vários trabalhadores da Termalistur e da Câmara a integrarem as suas listas. Por outro lado, outros Sampedrenses, não quiseram fazer parte das listas do PS, por medo de represálias!

    ResponderEliminar
  5. DEIXO AQUI A QUESTÃO DO COSTUME. OS CANDIDATOS, QUER DESTA CANDIDATURA QUER DE QUAIQUER OUTRAS, TENTARAM FALAR / DISCUTIR COM OS AGENTES QUE ACTUAM 24H NO PRODUTO "TERMAS" PARA SABEREM, AO CERTO, QUAL O MELHOR CAMINHO A SEGUIR... QUAL AS METAS A ATINGIR?

    PORQUE CONTINUAM A NÃO ADMITIR QUE MELHOR QUEM QUEM VIVE NAS E DAS TERMAS SÃO OS MELHORES CONHECEDORES DA REALIDADE E DO FENÓMENO.

    PARA TAL, QUERIA RECORDAR QUE AS TERMAS JÁ NÃO SÃO SÓ VENDEDORES DE MANTAS E DE COPOS DE TINTO.
    HÁ MUITA GENTE FORMADA E COM VASTA EXPERIÊNCIA EM GESTÃO.

    SÓ É PENA IGNORAREM ISSO E, MAIS GRAVE, ACHAREM QUE ESTÃO MAIS APTOS (REPITO, NÃO ESTA CANDIDATURA EM ESPECÍFICO) A PERCEBER QUAIS AS SENSIBILIDADES QUE MAIS INFLUENCIAM AS MAIS FREQUENTADAS TERMAS DO PAÍS.

    NÃO SE FALA COM AS PESSOAS E QUEREM VOTOS? COMO?

    FICAMOS À ESPERA.

    PS - NÃO SÃO OBRIGATORIAMENTE OS GESTORES DOS EMPREENDIMENTOS DE GAMA SUPERIOR OS QUE MELHOR SABERÃO O QUE DIZER... ERRO COMUM QUE MUITOS INSISTEM EM COMETER.

    BOA NOITE.

    ResponderEliminar