quarta-feira, 26 de agosto de 2009

FALAR COM RIGOR

O candidato do PS à Câmara Municipal de São Pedro do Sul, José Carlos Almeida, enviou recentemente, a todos os Sampedrenses, um info-mail a explicar as razões da sua candidatura. Na resposta, António Carlos Figueiredo envia também a todos os Sampedrenses uma missiva, dizendo que se recandidata novamente à Presidência daquela autarquia. Ao lê-la, fiquei chocado e surpreendido pelo seu teor.

Desde logo, a sua foto e o seu slogan (iguais aos que aparecem nos outdoors espalhados pelas ruas), não vêem acompanhados de qualquer referência ao PSD! Qual o seu significado? Uma descolagem do PSD, mormente da liderança da Dra. Ferreira Leite, por ela o ter ignorado nas escolhas de candidatos a deputados à Assembleia da República? Será uma estratégia de marketing para fazer parecer uma candidatura transversal à esquerda e à direita, mesmo não tendo no seu curriculum de autarca, qualquer medida marcadamente de esquerda? Ou, numa altura de indefinição de quem será o próximo governo, um piscar de olhos a todas as possibilidades, visando outros voos além São Pedro? Esperam-se explicações!

No que toca à mensagem deixada na referida missiva, prevalece a demagogia, em detrimento da verdade, senão vejamos:
“ Lutar pelo nosso concelho e pelo bem estar de todos os Sampedrenes” - Só se lembrou disso agora? Provavelmente“acordou” para a falta de bem-estar e de qualidade de vida no concelho, após o famoso estudo da Universidade da Beira Interior ter colocado São Pedro do Sul na cauda do país, em termos de qualidade de vida das populações.O que fez nestes últimos dez anos pelo bem estar? Bem estar não é comprar sete mil t-shirts, nove porcos no espeto e fazer festa atrás de festa! O bem estar passa por redes de saneamento a funcionar em todo o concelho, água ao domicilio para todos, despoluição do Rio Vouga, unidade móvel de saúde, etc, etc. Como é possível haver preocupação com o bem estar das populações e haver ruas em lugares do concelho sem iluminação pública, completamente às escuras!! Os euros dos recentes fogos de artificio na nova cidade dariam para iluminar os tais lugarejos, só que não tinham o impacto eleitoral pretendido!! Chama-se a isto bem estar…do poder!!!
Depois quis puxar a si os galões do Serviço de Urgência básica, quando toda a gente sabe que quem teve um papel determinante nesta matéria foi o Dr. José Carlos Almeida, como se pode comprovar facilmente. Aliás, basta recordarmo-nos de que o actual presidente da Câmara de Vouzela, pelo PSD, e demais Vouzelenses, acusaram, de certa forma, o actual candidato do PS à Câmara de São Pedro de ter sido ele o responsável pela vinda, para a nossa cidade do serviço em causa. Quem fala verdade?
Por fim, o dito equilíbrio financeiro do Município, que não passa de mais uma demagogia. Quase 35 milhões de euros de passivo no final de 2008 e após venda do balneário, são sinónimo de equilíbrio? Só conseguir reduzir a divida via receitas extraordinárias e venda de património, em detrimento da redução das despesas correntes é sinónimo de equilíbrio? No que toca às despesas, os relatórios dos Revisores Oficiais de Contas da Autarquia são claros “o Orçamento da despesa deixou de cumprir com o principio de equilíbrio financeiro, já que, as receitas correntes mostram-se insuficientes para cobrir as despesas correntes”. Quem fala verdade?
Já estamos habituados à falta de rigor do actual executivo camarário, é hora de dizer basta!

2 comentários:

  1. O António Carlos nem uma farmácia consegue levar para sua casa, quanto mais um centro de saúde para S. Pedro do Sul!

    ResponderEliminar
  2. O Toni Carlos pensa q é por ter ido ao "Prós e Contras" dizer meia duzia de baboseiras que pensa que o mérito de ter trazido o Centro de saúde para SPS é dele! Ao menos q nao minta, não lhe ficava mal, haja paciencia

    ResponderEliminar