quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ASSEMBLEIA MUNICIPAL – DO VOTO FÚTIL AO VOTO ÚTIL

«Útil» e «fútil». Duas palavras separadas por apenas uma letra – o «f».

No entanto, duas palavras com significados tão diferentes. Diametralmente opostos.

A utilização das palavras «fútil» e «útil» para qualificar o voto das eleições autárquicas no próximo dia 11 de Outubro poderá significar, respectivamente, o seguinte:

· A manutenção de uma assembleia displicente e dormente, aborrecida consigo mesmo, uma assembleia de «yes, man» relativamente ao executivo camarário, desprovida de sentido crítico;

· Uma oposição consciente, responsável e capaz, que não envergonhará os sampedrenses; que não se demitirá nem fará demitir nenhum dos seus membros; que votará favoravelmente os assuntos que respondam aos anseios e às necessidades dos sampedrenses e desfavoravelmente os que não cumpram estes pressupostos.

A complexidade dos assuntos sobre que a Assembleia Municipal é chamada a deliberar não se compadece com amadorismos, antes impondo competência e profissionalismo.

As atribuições conferidas à Assembleia Municipal não permitem que o seu exercício seja conferido a um grupo de amigos reunido à volta da mesa de um café, antes exige trabalho, dedicação e responsabilidade.

A seriedade dos assuntos debatidos no âmbito da Assembleia Municipal não permite juízos de suspeição relativamente aos seus membros e às suas reais intenções em nela participarem, antes exige dignidade e uma postura pública imaculada.

São estes os factores a ponderar na eleição que se avizinha.

O nosso voto é demasiado importante para ser desperdiçado.

Vote em quem pode efectivamente fazer a diferença; em quem não se conforma com supostos dados adquiridos; em quem dispõe de liberdade e independência para actuar de acordo com a consciência individual e colectiva.

Vamos inverter o caminho para o abismo. S. Pedro do Sul merece.

Não vote fútil, VOTE ÚTIL.

3 comentários:

  1. Displicente e dormente. Gostei e acho que se enquadra nos visados. melhor mesmo era ter dito displicente e a dormir.

    ResponderEliminar
  2. Quantos jardineiros tem a camara? é preciso contratar empresa privada pra a manutenção de jardins? investiguem...

    ResponderEliminar
  3. Mas se temos um presidente que apenas diz futilidades...

    ResponderEliminar