sexta-feira, 31 de julho de 2009

"A CULPA NÃO É DO DESPORTO"

Formei-me na Universidade da Beira Interior. A mesma instituição que alberga “charlatões”, que fazem “pseudo-estudos” e que “não fosse a idade mereciam umas chapadas”.
Albergou também um grande Professor, hoje aposentado (portanto pode continuar a fazer os seus estudos e análises, que não corre o risco de “levar umas chapadas”). Autor de vários livros científicos, entre os quais “A Culpa não é do Desporto”, o Prof. Doutor Fernando de Almada diz-nos o seguinte a certa altura: “O desporto ninguém o nega, tem um peso enorme na dinâmica da sociedade em que se integra, em virtude dos meios que utiliza, das motivações que gera, dos recursos que mobiliza e das paixões que consegue despertar”.

Mas em São Pedro do Sul o desporto é negado, ao contrário do que é defendido pelo Prof. Fernando Almada. Um conjunto de opções do actual executivo camarário levam a essa conclusão:

- a sede de concelho continua sem um polidesportivo para as crianças, jovens e demais população praticar desporto sem taxas de utilização. Há 4 anos,em vésperas das eleições autárquicas, numa atitude eleitoralista, começaram as obras do polidesportivo, junto ao complexo desportivo municipal. Hoje, depois de deitados fora mais de 65 mil euros a obra não está acabada. Pior, foi confirmado pelo Presidente da Câmara Municipal, que já não vai haver ali nenhum polidesportivo. Tem que ser alterado pois o que foi construido tem problemas técnicos e é para “deitar abaixo”. Assume-se o erro, mas preferíamos que o mesmo fosse evitado. As finanças do município agradeciam; O desporto é negado.
- os Jogos Desportivos eram uma actividade desportiva importante para o município, mas foram extintos há dois anos; conseguiam mobilizar muitos jovens praticamente de todas as freguesias, dinamizavam o associativismo. Para algumas pessoas (já tinha uma participação de 300\400 jovens) era das poucas formas de aceder ao desporto. Mais uma vez o desporto foi negado.
- o Estádio Municipal da Pedreira continua por acabar. Ano após ano, assistimos à continuação de contentores (primeiro arrendados e depois comprados) a servir de balneários. Pergunto: é essa a solução final? A não ser, para quando o términus das obras? Dúvido que seja breve depois dos milhares de euros gastos na aquisição dos referidos contentores. O desporto é negado com este esbanjar de recursos.

Perante estes exemplos, entre tantos outros, confirma-se que “A Culpa não é do Desporto” mas sim de quem o nega.

Pedro Bruno Almeida – militante do PS
e membro da Assembleia Municipal de São Pedro do Sul

1 comentário:

  1. Parabéns pelo blog, mas falta um endereço E-mail, talvez eu enviasse um texto.

    ResponderEliminar